É de pequeno que se fideliza
Cofiram o texto extraído do site da MADIAMUNDOMARKETING um exemplo de campanha focada nas crianças.
CRIANÇAS: O RELACIONAMENTO COM A MARCA JÁ NOS PRIMEIROS MESES
Como a maioria dos pais já deve ter percebido, e todos aqui do MADIAMUNDOMARKETING já viveram essa experiência em suas casas, as crianças começam a se relacionar com as marcas muitos anos antes da alfabetização. Nas visitas a supermercados, nos passeios pelas ruas das cidades, nas caminhadas nos shoppings, nas passagens pelas bancas de jornais e revistas, sempre que cruzam com uma marca de sua familiaridade, imediatamente a verbalizam, e muitas vezes, pedem seus produtos: McDONALD’S, COCA, BARBIE, POKÉMON...
Por essa razão, muito especialmente em alguns países, a estratégia de marcas e produtos, envolvendo a criança ou a família, tem como objetivo principal sensibilizar e cativar os baixinhos. A SHELL, por exemplo, iniciou uma campanha mundial que começa pela Inglaterra, uma espécie de gincana, que garante aos pais que visitarem determinados números de postos da marca, a possibilidade de ganharem brinquedos da LEGO, ou personagens da Turma do PERNALONGA com ventosas para serem grudados nos vidros dos carros. Quem pede para ir? As crianças. Quem vê no vidro dos carros dos outros e pede para os pais visitarem os postos SHELL? As crianças.
Em alguns países da Europa, no entanto, existem restrições para a prática de um marketing centrado nas crianças. Na SUÉCIA é proibido a produção e veiculação de comerciais que tenham como alvo menores de 12 anos. Já na DINAMARCA, onde não existe essa proibição, existe uma restrição à veiculação desse tipo de comercial: só podem passar alguns minutos depois de terminados os programas infantis. Na BÉLGICA o número de minutos antes e depois é de cinco Já na GRÉCIA, só as crianças notívagas tem acesso aos comerciais destinados a elas; só podem ser veiculados após as 22 horas.
No entanto, em quase todos os países, e nos congressos e discussões sobre o tema, a maioria dos especialistas em educação infantil reconhece a existência do problema mas prefere tratar do mesmo através do processo de formação das crianças, sem jamais recorrer e criar um problema infinitamente maior, e que é o de PROIBIR.
Mktrends 2002
1 Comments:
É uma satisfação muito grande... Poder desfrutar de bons textos como este...
Muito bem Índio...
Att,
Edinei
9:56 AM
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