Espaço destinado à discussão de idéias sobre Marketing e Comunicação.

22 agosto 2006

A MILENAR SABEDORIA CHINESA E O MARKETING

Durante seus primeiros 50 anos o MARKETING aprendeu, e se referenciou muito, na milenar sabedoria chinesa. Dentre outros benchmark, aqui no MADIAMUNDOMARKETING temos reiteradas vezes nos lastreado nos seguintes:

- ´Quando há confiança, nenhuma prova é necessária. Quando não há, nenhuma é possível´ - Se a empresa, através de todas as manifestações no correr dos anos, conseguiu ganhar a confiança de seus públicos relevantes e decisivos - clientes, funcionários e fornecedores -, diante de eventuais problemas ou infortúnios, basta o gesto e a palavra, dispensam-se argumentos e provas.

- ´Fracassar não é cair, é recusar-se a levantar´ - O erro faz parte do dia-a-dia de todos os marketeers, e de todas as empresas. Quem decide, sempre está sujeito ao erro. Mais cedo ou mais tarde acabará acontecendo. O problema não reside no tropeço, e sim na incapacidade de assumí-lo, assimilá-lo, aprender com ele, e dar a chamada volta por cima.

- ´Quando a coceira é dentro da bota, coçar o lado de fora não alivia muito´ - A única maneira de solucionar um problema é atacar sua verdadeira causa. De nada adianta mudar a embalagem de um produto se seu conteúdo não tem qualidade.

- ´Não desenhe uma cobra e acrescente pés´ - Os bons e modernos marketeers sabem a exata medida das coisas. Só acrescentam o que é essencial e decisivo para o sucesso. Quando os produtos vêm com excesso de maquiagem o consumidor desconfia.

- ´Aquele que planta a árvore não desfrutará de sua sombra´ - Em toda a atividade empresarial, os agentes econômicos de cada setor específico têm o dever indeclinável da grandeza institucional. Colocar, sem prejuízo de uma concorrência forte e agressiva, acima de seus interesses individuais, o interesse do negócio onde sua empresa se insere. Isso significa, dentre outras coisas, plantar árvores permanentemente, cuja sombra será desfrutada pelos que vierem depois.

- ´Não contemple o céu do fundo de um poço´ - O maior desafio a que se impõe um marketeer é o exercício permanente de sempre conseguir ver uma mesma oportunidade, ou um mesmo problema, por um novo ângulo de visão. O céu é redondo e finito para os que não conseguem sair de dentro do poço em que naturalmente se transforma a rotina de seu ambiente.

- ´Atinge-se a sabedoria quando se aprende a segurar a língua´ - Muitos dos maiores erros cometidos no marketing originaram-se na incapacidade das pessoas de ouvirem a história toda, com paciência e tranqüilidade. Depois, de refletirem sobre tudo o que foi dito. E só então formar ou emitir uma opinião. A maioria dos marketeers, muitos especialmente os novatos, até mesmo pela insegurança, sentem-se na obrigação de falar e palpitar o tempo todo, quando tudo o que deveriam fazer é, simplesmente, ouvir.

- ´A preocupação nunca venceu o destino´ - O máximo que um executivo consegue por ficar preocupado é uma boa úlcera, ou um tremendo estresse. O mesmo tempo alocado para alimentar uma preocupação é infinitamente melhor utilizado para uma reflexão sobre o problema, e uma ação na seqüência.

- ´É preciso cortar antes de limar, entalhar antes de polir´ - Não dá para se estabelecer uma política de produto, de promoção, de preço, de distribuição, de pós-venda, etc., se você ainda não foi capaz de definir qual é o PHOCUS de seu negócio, e o decorrente POSITIONING.

- ´Um pássaro não pode voar enquanto suas penas não estiverem plenamente desenvolvidas´ - Muitas empresas, na pressa de sair antes ou até mesmo de sair por sair, acabam queimando etapas, como diria o Magri, inqueimáveis. E aí, como ensinam os publicitários, a pressa passa, e a merda fica...

- ´A vida não promete segurança, assegura oportunidades´ - Todos os dias, milhares de cavalos oportunidades passam selados na frente dos marketeers e suas empresas. Para a maioria, em primeiro lugar, falta a sensibilidade de percebê-los. E para muitos, a coragem de montá-los, temendo o tombo, e na esperança de que um dia um desses cavalos oportunidades pare, e até mesmo se ajoelhe para ser montado. Os cavalos oportunidade, nos dias em que vivemos, muito pelo contrário, e até mesmo pelo aumento da concorrência, passam cada vez mais depressa.

E para terminar, mais um pouco da milenar sabedoria chinesa que para marketeers sensíveis, como são os leitores deste e.newsletter, dispensam comentários:
´Se não houver nuvens não haverá chuva´.
´Quando a raiz é firme, os ramos florescem´.
´O cavalo velho conhece o caminho´.
´Qualquer um pode navegar quando o mar está calmo´.
´Quando a árvore cai, os macacos se dispersam´.
´Não mate a mosca que pousa na cabeça do tigre´.
´Um grande general não precisa tocar o próprio clarim´.
´Seja lento na promessa e rápido no desempenho´.